Portugal é… a procura do exílio…

Hoje já não é o oficial dia de Portugal, embora seja o efectivo dia em que a selecção nacional de futebol começa a sua viagem pelo terceiro campeonato do mundo a que comparece.

 

Hoje é o dia 11 de Junho do ano de 2006. Comemora-se o primeiro aniversário da morte de Vasco Gonçalves, na mesma data do ano de 1557, quando morria D. João III, sucedendo-lhe o respectivo neto, D. Sebastião, tal como, amanhã, dia 12, se vai comemorar a assinatura do tratado de adesão à CEE, de 1985, e o aparecimento da caricatura do Zé Povinho, em 1875.

 

Portugal é… lermos pausadamente o discurso de Cavaco, para detectarmos as ondas de choque que o mesmo provocou e repararmos como, no “day after”, apenas somos a lista dos condecorados do dia de ontem, bem simbolizados pelo título de uma entrevista dada por um deles: “os empreendedores são os novos heróis”. Porque Portugal são eles, os homens ditos de sucesso, escolhidos pelos escolhidos para escolherem, onde os escolhedores, ou a elite, não são o escolhidos nem os eleitos, mas os que empreendem a adeuada intermediação que se esconde atrás do escol e dos eleitos.

 

Portugal é …, um artigo que leio no DN de hoje: “Foram, depois, acantonados pelos australianos em Comoro, bairro periférico que une Díli ao aeroporto. António Costa, comandante das tropas, já teve a primeira derrota no terreno”.

 

Portugal é …a chicana política que um alto dirigente do CDS foi fazer à Madeira, contra a chicana política: “Se Jardim não quer ser português não seja, mas não ameace a república com a divisão do país. Não sei o que se passa na cabeça dele para falar em independência da Madeira….Ser português não é porque se quer, é porque temos 800 anos de história atrás de nós”, lembrou o dirigente centrista. “É uma honra que nos confere direitos e deveres…Há valores de Portugal que são imutáveis, de 800 anos, e não podem ser utilizados para chicana política”.

 

Portugal é ….um congresso de combatentes batendo palmas a um banqueiro feito “combatente” pela cidadania. Porque foi assim que Paulo Teixeira Pinto se apresentou, ontem, no XIII encontro nacional de ex-combatentes, que se realiza anualmente a 10 de Junho, junto ao Monumento aos Combatentes do Ultramar, em Lisboa.

 

Portugal é…medalhar e ser medalhado, transformar um catedrático de direito em comentador de jogos de futebol e esperar que surja um nova edição dos Anais da Restauração Nacional, onde se demonstre que os melhores ex-militares no activo estão com Cavaco ou que os mais premiados escritores estão com Cavaco. Porque um carro de combate M60A3 de Santa Margarida avariou em plena parada do novo album das glórias.

 

Portugal é… lermos editoriais de antigos militantes da extrema-esquerda aconselhando os actuais poderes à liquidação da extrema-direita, nesta sucessiva vomitadela de arrotos de uma longa ressaca, onde as fanfarronices racistas são usadas como pretexto para a esquizofrenia gongórica, confundindo-se simples casos de polícia com efectivas questões políticas.

 

Portugal é … lermos que cerca de oitenta por cento dos anúncios dos grandes semanários de referência são propaganda de universidades públicas e privadas que dizem estar com Bolonha.

 

Por favor, onde fica o exílio? Não irei pôr na varanda a super-bandeira de Portugal que o jornal de Balsemão ofereceu com propaganda de um banco que não subsidiou o festival de rock nem teve o seu presidente feito combatente do empreendedorismo e da cidadania…

Comments are closed.