2011

2011


Janeiro

Aquece a campanha presidencial, com lançamento de campanhas negras entre as máquinas de propaganda dos candidatos. Continuamos, contudo, o sistema partidocrático mais imobilista da Europa. Elabora, para João Carlos Alvim, o texto “Educação, entre fantasmas de direita e preconceitos de esquerda”. Será publicado em Fevereiro de 2012 no “Reinventar Portugal”, da Estampa. Entretanto, na Tunísia, ocorre a chamada revolução do jasmim, com que se desencadeia aquilo que alguns qualificarão como a primavera árabe. O fogo pega no Egipto no dia 25. Sou brindado com alguns parágrafos por Alberto João Jardim, publicados no “Jornal da Madeira” e em “O Diabo”. Aconselha-me mudança de óculos.


Fevereiro

Em plena crise da Líbia, lanço o meu quinto livro de poesia e escrevo para a revista Janus, num balanço sobre o papel de Portugal na balança da Europa.

  • Discurso ritual no Grande Oriente Lusitano (1 de Fevereiro de 2011).
  • Artigo no Diário de Notícias (7 de Fevereiro de 2011).
  • Lançamento do livro Sobre o Tempo que passa (10 de Fevereiro de 2011).
  • Depoimento na TVI, na revista de imprensa (11 de Fevereiro de 2011).
  • SICN, com Luís Marçal (13 de Fevereiro de 2011).
  • Comunicação ao Rotary Clube de Lisboa, no hotel Sheraton. Sobre a comunidade das coisas que se amam (17 de Fevereiro de 2011).
  • Debate na SICN, com José Medeiros Ferreira (25 de Fevereiro de 2011).
Março
Manifestação da chamada geração à rasca, dita dos indignados, mobiliza cerca de 300 000 pessoas em Lisboa

Abril
Grande entrevista ao jornal O Diabo, divulgada em video. E intervenção no XIII Congresso do GOL sobre maçonaria e corrupção.

Maio

Apresentação na Feira do Livro de um livro sobre José Vicente de Feitas, curso sobre história da Maçonaria na Faculdade de Letras de Lisboa e apresentação na livraria Ler Devagar de uma recolha de textos de Fernando Condesso. Trabalho intensamente na organização do Abecedário Simbiótico.



Junho

Concedo grande entrevista ao Correio Real sobre identidade monárquica. São divulgadas internacionalmente declarações que prestei à Reuters sobre o momento político português. Participo no Forum Liberal Ibérico.


Julho
Testemunho sobre o massacre de Breivik.
Agosto
Conferência na Figueira da Foz sobre Manuel Fernandes Tomás e a Revolução Liberal.
Setembro
Começa a emitir-se o blogue Forte Apache, onde colaboro.
Outubro
Conferência na Universidade Lusófona sobre o ensino da ciência política em Portugal. Discurso solene no Porto, sobre os Templários. Comunicação ao Congresso dos Auditores dos Cursos de Defesa Nacional, em Faro.


Novembro

Num tempo de aprovação do Orçamento, subscrevo manifesto contra o passismo. Duas conferência sobre o liberalismo. Uma sobre relações internacionais na Universidade de Évora. E participação na Escola de Outono da Science Po.

Dezembro

Lançamento do Abecedário Simbiótico em Lisboa, com a apresentação de Paulo Teixeira Pinto.