Os conservadores do que está reagem…

Glosando Aron: a política de espírito numa sociedade industrial cabe aos homens de religião e aos homens de ciência, daí que os condutores de massa tenham ficado invejosos, procurando manipular as religiões seculares (por exemplo, o patriotismo) e a ideia de progresso científico (por exemplo, com Gago, “magalhães” e energias eólicas). Às vezes sai um sócrates…

A mais policárpica das nossas ministerialidades, depois de sentenciar sobre o líder da oposição, veio hoje a púlpito discutir rigores de hermenêutica evangélica com o bispo auxiliar da capital, só porque este desancou no situacionismo. Até as Sagradas Escrituras já se selvapereirizam, depois da episcopal figura dizer que é pecado não haver cidadania interventiva…

Quem conhece os meandros da sacristia está inteirado da campanha de sucessão para o lugar de patriarca, onde o auxiliar do dito está em candidatura com outro pessoa. Silva Pereira, ao tentar desmascarar o segredo, pode levar a eventuais protestos das associações que defendem a Lei da Separação. A Deus o que é de Deus e a César o que é de César, desde que a este cesário não pertença tudo…

A mistura do trono e do altar, quando quem está no trono do microfone julga que os do altar não podem usar de sua chinela em assuntos de trono, demonstra como “minis”tro, mesmo que tenha ido a Roma como baladeiro, não tem propriamente o “magis”tério do ordenado. Só o da defesa é que tem licença de caça aos oposicionistas… mas também não deixa de ser “minis” face ao “magis”

Os bonzos do costume acordaram todos, ao toque do rancho, demonstrando como têm satélites de endireitas e canhotos. Eles dizem que também querem mudar, mas desde que se lhes reconheça o monopólio da mudança, segundo o velho ritmo da música celestial. Não vou dizer os nomes destes bem-pensantes oficiosos, incluindo os bobos da Corte, os da direita que convém à esquerda!

Vitorino cita Santana Lopes e Paulo Portas. Fernando Rosas invoca Moreira e Miranda. Alegre fez a épica. Os conservadores do que está reagem…

Comments are closed.